Resolvendo problemas com a Steam e placas de vídeo AMD no Ubuntu 16.04


Instalei o Ubuntu 16.04 LTS, configurei, instalei os aplicativos, instalei a Steam e para minha surpresa não abriu. Essa é a realidade de muitos usuários que estão instalando o sistema e possui placas de vídeo AMD.


Para que não soube da notícia, a Canonical informou que a partir desta LTS não vai suportar oficialmente o Catalyst, driver de vídeo proprietário para GPUs da AMD, que é conhecido pela comunidade como o fglrx. Em vez disso, a empresa recomenda que os usuários interessados na próxima versão do seus sistema operacional com suporte a logo prazo utilizem os drivers open source Radeon e AMDGPU, dependendo da placa de vídeo.

Minha placa não suporta os drivers do AMDGPU e o com o driver opensouce, Gallium 0.4 on AMD TAHITI, a Steam não abria. Depois de muito procurar na Web encontrei uma solução simples:


Abra o terminal, CTRL + ALT + T, e digite os comandos abaixo para remover as bibliotecas que estão impedindo a Steam de iniciar:

cd $HOME/.steam/steam/ubuntu12_32/steam-runtime/i386/usr/lib/i386-linux-gnu
mv libstdc++.so.6 libstdc++.so.6.bak
cd $HOME/.steam/steam/ubuntu12_32/steam-runtime/amd64/usr/lib/x86_64-linux-gnu
mv libstdc++.so.6 libstdc++.so.6.bak
Lembrando que o segundo comando é aplicado somente em alguns casos. Depois de atualizar, se o cliente não abrir execute os comandos novamente.

É isso galera, espero que vocês consigam jogar novamente. No meu sistema, o jogos rodaram num FPS legal.

Termos de busca: Driver amd para Ubuntu, steam não abre, driver ATI para Ubuntu, steam error runtime, abrir steam com driver gallium, ubuntu 64 bits e steam.
Running Steam on ubuntu 16.04 64-bit
STEAM_RUNTIME is enabled automatically
Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(0)
libGL error: unable to load driver : nouveau_dri.so
libGL error: driver pointer missing
libGL error: unable to load driver : nouveau
libGL error: unable to load driver : swrast_dri.so
libGL error: unable to load driver : swrast
help anything i have done wrong please tell me I will be happy to tell you
Adicionar no Google Plus

Sobre Unknown

Amante de tecnologia e de novidades, decidi compartilhar notícias e dicas, mas nunca o café.

20 comentários :

  1. Sr. Douglas Soares. Parabéns pela dica. Funcionou muito bem. Obrigado pelo compartilhamento. Se puder ajudar de alguma maneira, ficarei feliz em fazê-lo como retribuição.

    ResponderExcluir
  2. Tive que rodar os dois primeiros códigos duas vezes, mas funcionou. :D

    ResponderExcluir
  3. Funcionou aqui. Agora consigo rodar CS GO no Steam com Ubuntu 16.04 e driver padrão. Infelizmente a AMD tá vacilando com os usuários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste, meu kit é todo amd, toda vez tenho que fazer estas alterações.

      Excluir
  4. Ola, meu kit é todo amd tambem, e estou pensando seriamente mudar para nvidia para poder continuar no linux.
    Sua dica serviu direitinho, brigadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no mesmo barco. Só que ao ver o preço da 480 comparado com a 1080 da vontade de ficar na AMD...rs. Abraços.

      Excluir
  5. por favor no meu diz que não encontrou o repositório me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  6. No meu caso estou usando o Linux Mint, o processo é o mesmo?

    ResponderExcluir
  7. bash: cd: /home/darkside/.steam/steam/ubuntu12_32/steam-runtime/i386/usr/lib/i386-linux-gnu: Arquivo ou diretório não encontrado

    ResponderExcluir
  8. vlw deu certo resolveu até o problema na hora da instalação quer o cliente não abria para fazer update

    ResponderExcluir